Ferramentas Manuais

33 Produto(s)

O que são ferramentas manuais?

As ferramentas manuais são consideradas um prolongamento das mãos humanas, desempenhando um fantástico recurso aos movimentos no desempenho de suas atividades, em todos os ramos da vida.

São compostas por utensílios que existem para nos ajudar e facilitar as tarefas do nosso dia a dia e necessitam apenas da força humana para serem operadas. Com elas podemos desenvolver tarefas que necessitam de força e precisão com muito mais facilidade. As ferramentas manuais são usadas normalmente de forma individual, para que assim possam nos capacitar a realizar tarefas com segurança, eficiência e facilidade.

Ao iniciar o uso de qualquer ferramenta manual, o operador da mesma deve conhecer o trabalho a ser executado pelo equipamento e conhecer o básico sobre os tipos de ferramentas mais adequadas ao seu uso, assim evitando ou amenizando possíveis riscos que possam ocorrer durante a utilização. Atualmente existem vários tipos de ferramentas para as mais distintas funções encontradas diariamente, constituídas dos mais variados materiais e formas, todas com intuito de facilitar nossa vida.

Que ferramentas manuais irão encontrar no mercado atualmente?

Existem vários tipos de ferramentas manuais no mercado, onde, podem ser divididas em:

  • Ferramentas de borda afiada: machados, facas, cortadores manuais de barras e hastes, tesouras, formões, serras, cortadores de vidros, entre outros;
  • Ferramentas de golpes: martelo de cabeça de madeira/ferro/plástico/bronze, marreta, talhadeira, cinzéis, entre outros;
  • Ferramentas de torção: chaves de fenda, chaves de boca, entre outros;
  • Ferramentas de pinçamento: braçadeiras, alicates, torques, tenazes, entre outros;
  • Outros tipos de ferramentas que podemos encontrar: tambores, pulverizadores, peneiras, saca rolhas, pás, trenas, entre outros.

Principais causadores de acidentes em relação a ferramentas manuais:

Ferramentas manuais podem ser causadoras de acidentes como golpes e cortes na mão ou em outras partes do corpo. Os acidentes podem ser causados se tiverem utilização inadequada das ferramentas, manutenção inadequada, ferramentas defeituosas ou de baixa qualidade, falta de equipamentos de proteção e transporte deficiente.

Como escolher a ferramenta mais adequada e garantir a utilização de forma mais segura possível?

A pessoa deve conhecer o trabalho a ser desenvolvido e a ferramenta mais adequada para seu uso, assim também buscar fornecedores confiáveis que possam garantir uma ferramenta de alta qualidade. Na hora da utilização siga os seguintes procedimentos:

  • Revise as condições das ferramentas, em busca de rachaduras em casos de martelos, serras, chave de fenda e limas;
  • Verifique bocas e braços de ferramentas de aperto como chaves, alicates, entre outros;
  • Apenas utilize as ferramentas para seus devidos fins;
  • Não usem ferramentas que soltem faíscas em ambiente com gases inflamáveis;
  • Sempre utilize equipamentos de proteção;
  • Verifique se ferramentas de corte estão realmente afiadas;
  • Verifique dentes de limas, serrotes e serras.

Como e onde devo armazenar minhas ferramentas?

Não deixe as suas ferramentas em local de passagem, em cima de equipamentos que se movam, próximo de crianças e muito menos em lugares altos onde pode ocorrer o risco da ferramenta cair no chão ou sobre alguém. As ferramentas devem ser armazenadas separadas por tipo e tamanho através de caixas, estantes ou painéis. Verifique a condição da ferramenta sempre que for guardá-la.

Como transportar a ferramenta de forma segura?

Para transportar as ferramentas de forma correta devem ser utilizados caixas ou cinturões que sejam fabricados para a tal. No caso de ferramentas de corte o recomendado é que sejam utilizadas bainhas (protetor). Ao subir e descer escadas manuais sempre utilize bolsas para transportar as ferramentas, deixando assim as mãos livres, nunca transporte as ferramentas no bolso da calça ou camisa.

Quais procedimentos devem ser tomados em caso de manutenção das ferramentas?

No caso de necessidade de manutenção das ferramentas devem ser entregues para que um profissional efetue o reparo, em caso que não ocorra mais conserto a mesma deve ser descartada. Muito importante que o reparo não seja feito pessoalmente, pois nesses casos o risco de acidentes é muito maior.

Muitos usuários caseiros começam com uma coleção de ferramentas de mão e depois se aventuraram no mercado de ferramentas de poder, sua experiência cresce e suas tarefas são mais complicadas. As ferramentas elétricas são ótimas para completar trabalhos com mais facilidade, são mais rápidas e vitais paras carpinteiros novatos, ferramentas manuais são vitais e uteis para tarefas específicas.