Serras / Tesouras

18 Produto(s)

Serras de corte

A Serra é um tipo de ferramenta usada para cortar madeira, metal e outros tipos de materiais que você dificilmente cortaria com outro equipamento. É constituída essencialmente por uma lâmina fina e chata ou disco de aço. Existem vários tipos de serra, cada uma para um serviço específico e todas elas são de muita ajuda, pois facilitam seu trabalho sem abrir mão de qualidade.

Serra manual é aquela que contém um cabo que permite ser acionada por uma única mão. Existem serras de portes maiores que são acionadas com duas pessoas exercendo força alternadamente em cada extremo da lâmina. Já as serras elétricas podem ser domésticas ou industriais usadas nas serrações de madeira; elas são muito usadas por pessoas que trabalham com madeira e corte de arvores.

Características a ser considerada na hora da compra da sua serra circular:

Potência:

A primeira característica que deve ser observada é a potência, a serra deve conter uma força suficiente para cortar madeira molhada ou madeiras densas sem atolar. Quando o motor diminui a potência pode acontecer da lâmina se aquecer e estragar rapidamente. Esse acontecimento é muito perigoso, pois além de garantir um corte sem qualidade, pode fazer com que a lâmina saia da máquina e empurrar a serra de volta ao usuário.

Cabo ou bateria?

Atualmente é mais recomendado serras com cabos, pois elas garantem mais potência e não tem necessidade de ficar recarregando a bateria. Modelos sem fio variam entre 18 e 36 volts e são a única opção caso não tenham tomadas por perto. Elas são mais leves do que os modelos com cabo, tornando-as acessíveis em áreas confinadas. Apesar de serem muito eficientes em trabalhos leves, não são recomendadas em cortes rígidos.

Segurança:

Quando o assunto é segurança da serra, é muito importante verificar se é equipada com freio de segurança, equipamento que pára a lâmina rapidamente quando o dedo é tirado do gatilho. A trava de segurança é outra funcionalidade considerável. Ela previne pessoas que não sabem manusear o equipamento ligar o mesmo de cara, ela exige conhecimento necessário para ligar uma segunda chave que aciona o motor. A proteção de lâmina é um padrão, porém é sempre bom verificar para onde está virado a saída de detritos da ferramenta.

Outras finalidades:

Alguns modelos do mercado possuem um botão de travamento do eixo que mantém a lâmina girando, é possível ser trocada sem dificuldades. Outros modelos encontrados necessitam de chave para alterar as lâminas. Tente optar pelo que não necessita de chave desde que esteja ao seu alcance.